domingo, 7 de abril de 2013

Capítulo 1 (não terminado)


 Capítulo 1



-Misericórdia, esse discunjuro dessa chuva não vai parar mais.

-Oxente Rose, para com isso homem, a chuva é Deus quem manda, não adianta reclamar. Se reclamar ou não, não vai fazer parar de chover.

-Te discunjuro viu, quero ver como vou pra rua no domingo, essa semana vai ficar todo mundo com fome,comer jaca e aimpim, papai vai ficar zangado, mas vou pegar peixe na presa dele.

-Tú vai é caçar briga, o véi Braulino mata qualquer um por causa daqueles peixes, outro dia, ele deu uns panos de facão em Xoxo,que o neto do coração dele, imagina o que ele vai fazer contigo.

-Nai, sábado a gente vai pra sede, vovô vai terminar de contar a história dele pra gente.
-Que história?
-Eu quis saber como ele ficou rico, aí ele começou a me contar como ele conseguiu o que tem hoje.
-Mas!!! Ele contou que ser perdeu na mata, e, uma caipora deu comida pra ele uma semana?
-Não,conta.
-Ele tava na mata serrando, aí...

-Jiló, vou ali fazer uma coisa que ninguém pode fazer por mi.
... Jiló ouviu assim que ele saiu, os gritos da caipora,”aiscô, ainscô...” E, como era medroso, fugiu e deixou ele sozinho na mata.
-Quer fumo caipora?toma fumo caipora...
-Ele conta, que oferecendo fumo pra caipora, ela fica mansa, e cuida de quem ofereceu.

-Eu não acredito nessas coisas, tenho medo, mas não acredito, esse negócio de lobisomem, mula sem cabeça, essas coisas pra mim é tudo mentira.

-Quem disse que é mentira, eu mesmo briguei com um lobisomem uma vez...

... Eu vinha do rio do braço, quando tava descendo a ladeira de Lurdes, ouvi um grunhido, quando eu olhei pra trás, vi aquele bichão correndo atrás de mim, quanto mais eu corria, mas aquele bicho corria, deci  pro lado da casa de farinha de Rafael, e,quando cheguei lá, peguei um rodo, e comecei a bater naquele bicho, o dia já ia clareando, ele começou a ficar rouco e saiu correndo no sentido da firma...

... outro dia, Arlindo tava na olaria fazendo tocaia pra um tatu, quando ele viu, um lobisomem tava vindo de dentro das mandioca, ele se ficou escondido e viu o lobisomem ir em direção ao Relique, daí, a gente começou a pensar, que é Fulô que ta virando lobisomem nas noites de lua cheia, o que eu vi, tenho certeza, que é Tiofe, a própria Beata quem Poá a boca no trombone que ele ta virando lobisomem... Isso sem falar na mula de padre, Cidercino de uma surra de pano de facão em uma um dia...
-Essas coisas não existem, isso se chama “LENDA”, sabe o que é uma lenda? é uma história que parece verdade,mas não é, parece que existiu,mas nunca existiu, essa região é cheia de lendas.
-Rose, amanhã tu vai montado pra Itamarati, mesmo se parar de chover,não vai ter carro, as aulas já vão começar semana que vem, eu preciso pedi pra Dedê arrumar a casa, porque não quero chegar lá, e encontrar tudo  fedido a mofo e com merda de cheio de merda de mocego, já era pra tu ter arrumado aquele telhado, uma casa nova,cheia de morcego...
-Lá em casa ta parecendo a casa da bruxa madame Mim da revista do tio patinhas, rararararara...
...Mas mesmo com essa chuva, de tarde vou pra sede, quero que vovô conte todas as histórias, vou perguntar sobre a história da caipora Tb.
-Seria melhor se não tivesse chovendo NE? A gente vai sair debaixo de chuva lá pra sede, só pra ouvir histórias pra boi dormir?
-Cara! Eu não te chamei,se tu quiser ir vai, se não quiser,fica aí dormindo com as assombrações.
-Deus me livrem uma vez, eu vi uma mão acenando pra mim do lado de fora da janela, eu corri pra cozinha, quando chegou lá, a mão tava novamente do lado de fora da janela, nunca mais... Eu ficar sozinho aqui...
- Carlinho, tu é mentiroso pra caramba,vai querer que eu acredite nisso.
-Uma vez, antes da gente ir morar em Ibirataia, eu tinha uma máquina de costura ELGIN.
-Eu lembro da máquina.
Tava lá fora na sala costurando, Rose tava deitado, vocês eram tudo pequeno, Romilda nem andava ainda, tava todo mundo fazendo barulho no assoalho, quando dirrepente, eu ouvi o barulho de prato caindo na cozinha...

-Essa mulher, mulher não toma jeito, tu tinha que deixar a bacia cheia de prato em cima da mesa!

-Eu não deixei os pratos em cima da mesa não, nem lavei pratos agora a noite, vou lá ver o que aconteceu.

-Tomara que não tenha quebrado tudo, a gente já ta sem ter muita coisa, ainda o que tem, tu faz o favor de deixar quebrar.

-Oxente, não tem nada aqui Rose, eu não te disse, os pratos tão tudo em cima da mesa junto, não tem nem um copo quebrado.


Uuauuuuuuuuuuuuuuuuuuuu! (um grito estrondoso de apavoramento).
-Socorro Nai, Rose ta morrendo, socorro..
-Uauuuuuuuuuuuuuuuuuuu!

...Rose tinha mudado de tudo o comportamento, as feições do rosto, ficou horrível....
-Eu te mato coisa ruim.

-Calma Rose, o que ta acontecendo?

... ele lutava sozinho, como se tivesse brigando com alguém...
-Eu te mato diabo, eu consigo te matar,tu vai ver só.

-Socorro Cidercino, corre aqui, vem me ajudar, Rose teve um negócio aqui, e parece que ta possuído, vem me ajudar.

-O que ta acontecedndo aqui, rose, rose, fica queto, com quem tu ta brigando?

...Você começaram logo a chorar e a gente prendeu você num quarto...
-Larga a mãe dele Cidercino, vamos fazer alguma coisa diferente, pega a corda e amarra ele.

-tem que fazer isso mesmo, eu não to agüentando, não sabia que Rose era forte assim.

... Cidercino pegou uma corda debaixo do assoalho e, jogou um laço e amarrou Rose, como se amarra uma vaca pra tirar leite, foi quando ele não conseguia mais se mexer, aí foi parando, parando e se acalmou, quando ele voltou a si, não se lembrava de nada que tinha acontecido.

-E tu quer que eu acredite nessa história.

- Tú não precisa acreditar,é até melhor que não acredite, assim, não fica com mal impressão do teu pai.

-Mas eu acredito, é que Netinho, com essa gíria de gente da cidade,não acredita em nada.

-Não é que não acredito em nada,é que história de assombração... isso tudo é balela, eu nunca vi,no dia que eu ver, eu acredito.
- Ô de casa!
- Entra Jeremias, o que tu vem fazer aqui nessa lama?
-Bom dia rose, vir trazer um recado de seu Braulino, ele falou, pros meninos não irem hoje lá pra sede não, pois ta muito chovendo, e, no sábado que vem, ele termina a história, você ainda vão passar essa semana aqui na roça né?
-Vamos sim, a gente vai embora quarta feria da outra  semana.
-Então eu vou dizer a ele. Deixa eu me ir, até logo.
-Não vai nem tomar um café?
-Não, eu ainda tenho que ir na firma comprar uns negócios, não vou pra rua amanhã.
-Tudo bem, até logo então.
- Pronto! Tu não queria ficar em casa seu cara de galo choco, agora melou, a gente não vai mais pra sede hoje, e se daqui pra semana que vemeu morrer,vou morrer sem saber o resto da história.
-conversa feia menino, ninguém vai morrer coisa nenhuma,e,uma semana passa rapidinho.
-É,mas tu lembra que no ano passado, a gente tava sem relógio e ficamos aqui nesse canto,sem contato com ninguém lá de baixo da sede, nem de outro lugar, a gente se perdeu no tempo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário