sexta-feira, 12 de abril de 2013

Capítulo 1 (Caso de mulher)


Capítulo 1 (Caso de mulher)



- Mas agora, na ansiedade que tu ta, tenho certeza que tu vai contar os minutos, depois disso, agora tú tem relógio, me fez comprar esse tal de Champion que troca pulseira só porque teu irmão ganhou um, invejoso que só.
-Eu não obriguei  a nada, só falei que tinha vontade de ter um Champion também.
-Tú é mesmo invejoso Netinho, quando eu ganhei minha primeira calça comprida,tu ficou um mês chorando pra Nai comprar uma pra tu também, naquele dia na presa,tu pulou dentro d’água de roupa e tudo, só pra não ser muler de padre e ser o primeiro a cair. Eu to sempre na tua frente em tudo, e tu só sabe me invejar.
- Para seu nojento, eu vou te quebrar a cara!
-Para com isso vocês dois, se eu pegar a bainha de facão, aí sim vocês vão ver o que é bom pra tosse.
- Não sei se eu vou pra rua montado em Gaucho, ou se pego a mula de papai, não sei porque ele deixa essa mula aqui, se o tropeiro precisa dela pra trabalhar todo dia.
-Tú se preocupa demais,ele deixa a mula aqui,por que tu só tem um burro, pra quando tu precisar, tem mais uma opção, depois, não é melhor Manezinho vir aqui pegar a mula, do que tu ir lá em baixo buscar?
-Bom, eu vou deixar ela dormir presa porque amanhã ela pode ir lá pra cima do pasto, e eu vou ter que ir de madrugada buscar ela com o capim molhado.
-Melhor mesmo, pega umas mandiba e deixa perto dela, pra ela não amanhecer com fome.
-Vamos Carlo pegar a mula?
-Ah Rose,por que tu não chama Netinho
-Netinho vai no relique buscar mandiba, tu quer ir e ele ir buscar a mula comigo?
-Sozinho? Não acredito que eloe vai buscar mandiba sozinho lá naquele fim de mundo,medroso do jeito que ele é, vai sair correndo quando um coelho se mexer no mato, pensando que é a visagem de Belisário, Rs.
-Tú não sabe falar outra coisa que não seja assombração não? Pega uma madioca e uma corda debaixo do assoalho, vamos logo que vai escurecer daqui a pouco.
-Eu dei foi sorte, tava pegando as mandibas da beira da estrada,quando adivinha quem vinha de lá pra cá? Pombo, ele ia comprar querosene budega do véi janune, eu pedi pra ele me ajudar e ele trouxe as mandibas quase todas pra mim, sou mesmo um cara esperto.
-É! E eu me enchi de carrapato correndo atrás da mula no meio do capim.
-Pois é, quem tem a unha maior, sobe na parede.
-Não vejo a hora das férias acabar,pra gente ir logo pra Ibirataia, e acabar com isso.
-Parece que a chuva foi embora, o céu ta limpando, e, já vejo o sol se escondendo pra lua chegar.
-Mas esse discunjuro dessa chuva, fez muita lama, mesmo montado, vou levar o maior tempão  pra chegar em Itamarati.

Fom fom. Fom fom.
-Ô Nai! Ô Nai.
-Nai, é o caminhão de Renato buzinado lá em cima, ele ta te chamando.
-Oi Renato, o que foi?
-Tem um saco de feira que rose mandou eu trazer lá cá em Nirde, ele mandou dizer, que não vai vir hoje não, porque tem que ir em Ibirataia.
-Ele falou o que ia fazer?
-Não, só falou,que amanhã vinha pra embora.
-Té viu jeito de Nem ta em Itamarati?
-Tava sim, ele ainda me ajudou a arrumar a picape de Viriato que quebrou o arranque.
-Tá bom Renato, eu já sei o que aquele sem vergonha foi fazer em Ibirataia, ele foi atrás de rapariga, quando ele chegar, a gente vai ter uma conversinha.
-Tú fica falando isso de Rose, rose tem lá cara de quem anda atrás de rapariga?
- Hum, tu não sabe da missa o terço Del, uma vez, quando a gente tinha o jipe ainda, era seta feira, a gentre tava indo pra Ibirataia, e na estrada, Nem resolveu parar pra tomar banho, nisso, eu sai do carro, e comecei a cortar vassoura na beira da estrada quando ouvir um zum zum zum...
-Então Rose, larga de ser besta, tu ta novo ainda pra ficar com um a mulher só, faz o seguinte, pega a Bíblia e diz a Nai que vai pra igreja Betania, passa na casa de Madalena, deixa a Bíblia e desce até lá em casa, o carro vai ta comigo mesmo, a gente cai na gandaia, tem umas meninas novas que chegou no carrapato, tu vai se dar bem.
-É mesmo né? Mas se ela descobrir que eu não to indo pra igreja e indo pro carrapato?
-Quem é o homem naquela pinóia daquela casa? É tu ou Nai? Dá o grito de guerra e pronto.
-Eu to ouvindo seu sem vergonha, se eu soubesse dirigir, os dois aiam andando agora até ibirataiz,mas infelizmente, eu não sei, por isso, trata logo de vestir essa roupa, e me leva pra casa, e tu Rose, não sei onde to, que não te deixed aqui agora, mas vai em cima, no banco de traz do carro, não quero nem olhar pra tua cara.
...Aquele sem vergonha do Nem, tava pondo rose no mal caminho, tem uma rapariga lá que chama Zilda, que me falaram que ta grávida, e o filho é de Rose, por isso que ele foi pra Ibirataia, tenho certeza que Nem veio buscar ele, ele deve ter ganhado neném.
-Tú ta fantasiando isso Nai, Rose é lá homem de arrumar rapariga?
-Filho de peixe, peixinho é Del, a véa dominga é quem sabe o que sofreu com o véi Braulino, acho que por isso, que morreu antes do tempo.
-Ôpa, lá vem história de vovô de novo, vamos sentar que a sessão da tarde começou. Conta Nai, tenho certeza que isso vovô não vai contar pra gente, ele é cheio das moral.
-É eu também me interessei agora.
-Ah! Eu não sei contar nada, Alice era quem contava essas histórias, dizia que quando os meninos eram pequenos...
-Dominga, esse meninos não podem crescer assim não, sem saber ler nem escrever eles precisam de uma professora, ouvi falar,que tem uma moça lá na Grisa, que dá aula particular.
-Então Braulino, tu faz o seguinte, agora que a situação ta melhorzinha, vai lá,conversa co, ela, e ver se ela não vem dá aula aqui em casa, os meninos precisam mesmo aprender ler e escrever, fazer conta, eles fazem muito bem, Vade já sabe até passar troco, outro dia, querino veio comprar um querosene aqui da dispensa, ele atendeu e passou o troco certinho.
-Amanhã mesmo vou na Grisa falar com ela, se ela aceitar, já trago ela comigo.
-mas tu vai tgrazer pra morar aqui em casa coma gente?
-Oxente, ela dorme naquele quarto da sala junto com Zilda mas Nália, não tem problema nenhum.
-Tú que sabe, não quero briga com os meninos.
-quem vai se atrever a briga com visita aqui em casa? eu quebro no pano   de facão.
-Tú também só sabe agir na brutalidade.
-Eu sou o dono da casa,aqueles moleques não fizeram nada aqui, eu fiz tudo sozinho, e ainda to fazendo, vou dar estudo pra eles, pra não ficarem burros,mas vão ter que trabalhar, se quiserem alguma coisa.
... No outro dia, vai o véi Braulino pra Grisa, buscar a tal professora,mas deixa lá,que era uma rapariga dele.
-Que véi safado, trouxe duas mulheres pra mesma casa.
-É, a véa dominga não sabia,até que um dia...
Clap, clap, clap
-O que é isso Braulino?
-Mosquito não ta vendo?
-Tá bom, mosquito, e por que esse mosquito ia ta logo em cima de Martina?
-Não dona Dominga, eu que me assustei, pra não acrodar Zilá mas Nália, fiquei soluçando baixinho, aí seu Braulino ouviu e veio mata o mosquito pensando que era nas meninas.
-conta esse caso direito sua vagabunda, tu vem pra dentro da minha casa tomar meu marido, depois fica aí de safadeza dizendo que minhas filhas tão dormindo.
TABEFE
-Vagabunda  não, ela é minha convidadada.
-para seu Braulino, bate nela não, pelo amor de Deus.
-Papai, papai, o Sr. Ta batendo em mamãe por causa da professora, faz isso não, pelo amor de Deus.
-Snif, eu vou embora daqui agora mesmo, vou dormir na casa de Janune, amanhã pego a estrada.
-Não mamãe, a senhora não vai embora não,quem vai embora, e agora mesmo,é essa vagabunda, Zilda, me ajuda a pegar os troço dela e jogar no terreiro.
-Ningujém vai embora coisa nenhuma, o dono da casa aqui sou eu, vi todo mundo dormir agora mesmo, dominga, já pro teu quarto, eu vou na mata olhar a armadilha que fiz pra suçuarana e volto cedo, acorda Roze, Vade Jaime e Dió bem cedinho, amanhã quero todo mundo na labuta pra gente terminar a plantação daquele roçado,não aconteceu nada aqui hoje.
-Sua vagabunda, mamãe apanho na cara por tua culpa, vai embora daqui agora mesmo, se tu contar pra papai, a gente te afoga no rio da jacubm então,vê se tu some, entendeu, some, não deixa nem um rastro prá trás, amarra um chicote no rabo, pra apagar teus rastros.
-entendeu o que Zilda falou? Ou vai quere que eu quebre tua cara antes de tu sair.
-calma, calma , já to indo.
-O que aconteceu aqui meninas? Que fuzuê foi esse? Vade é o seguinte aconteceu isso, isso e isso, vai atrás daquela vagabunda, porque papai saiu pro mato, e a gente ta desconfiada que ela vai encontrar ele por lá.
-vou mesmo, se ela for se encontrar com papai, eu não deixo, pego ela antes e dou uma surra, pra onde papai foi.
-Não sei, ele falou que ia ver a armadilha da suçuarana.
-que armadilha da suçuarana, aqui nem tem suçuarana, ele de vê é ter combinado com ela essa história pra se encotrarem, vou logo logo atrás daquela cachorra, vou chamar Jaime pr air comigo.
-Merda, ta muito escuro, onde é o caminho da armadilha, Braulino falou pra eu ir pra lá se acontecesse alguma coisa que ele tava me esperando.
-Jaime, quieto, eu acho que ouvir quebrar um galho de mato por ali.
-eu também, olha, o mato ta se mechendo, será que é ela?
-Tú ta indo pra onde sua vagabunda, vai encontrar papai onde? As meninas não falaram pra você se escafeder?
-calma Vade e Jaime, eu não tive culpa, foi o pai de vocês que me botou nessa enrascadam eu juro que não queria vim pra casa de tua mãe, mas ele insistiu, pelo amor de Deus, me deixa ir embora.
-Se tu não queria, por que ta indo atrás dele?
-Eu ensinei vocês a ler e escrever, não tenho um conto pra ir embora, queria que ele me desse algum dinheiro.
-Pois bem, tu não vai ter dinheiro nenhum. Some daqui e não aparece nunca mais, senão, quem vai te pegar é a gente.
...Depois daquele dia,nunca mais ninguém viu a professora, até saberem a notícia, que ela tinha casado com um homem que trabalhava na firma com Didiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário